Vinhos Dona Paterna distinguidos com ouro e prata no evento vitivinícola mais importante da Roménia

Três dos nossos vinhos foram distinguidos no VINARIUM International Wine Contest 2024. O Alvarinho Dona Paterna 2022 foi distinguido com medalha de ouro e o Alvarinho Trajadura 2022 e o Espumante Bruto Alvarinho 2019 receberam distinção prata na 21ª edição do concurso.

«Receber estes prémios no VINARIUM International Wine Contest é um reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a qualidade e a autenticidade dos nossos vinhos. Estes prémios reforçam a excelência da nossa produção e as condições únicas que a sub-região de Monção e Melgaço tem para a produção de alvarinhos sublimes.», considera Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.

O VINARIUM International Wine Contest é o evento vitivinícola mais importante da Roménia, reconhecendo a excelência e a qualidade dos vinhos a nível internacional. A concurso estavam 1502 amostras oriundas de 26 países: Argentina, Austrália, Áustria, Bulgária, Canadá, Chile, República Checa, Chipre, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, República da Macedónia do Norte, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, República da Moldávia, Roménia, Sérvia, África do Sul, Espanha, República da Turquia e Ucrânia. O painel do júri era composto por 46 membros, provenientes de 18 países: Bulgária, Canadá, Chipre, França, Finlândia, Geórgia, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, República da Moldávia, Países Baixos, Portugal, República da Turquia, Roménia, Espanha, Suíça e Reino Unido.

ALVARINHO DONA PATERNA 2022 

O vinho Alvarinho Dona Paterna é um clássico. Um vinho que capta a essência do terroir de Monção e Melgaço, repleto de delicadeza, com aromas vibrantes de fruta branca, citrinos e delicados tons florais.

Apresenta uma frescura e mineralidade marcantes, ideal para acompanhar pratos de marisco, peixe e de carnes de aves.

Deve ser bebido entre 10-11ºC.

 

ALVARINHO TRAJADURA DONA PATERNA 2022 

O Alvarinho Trajadura Dona Paterna resulta da combinação harmoniosa da casta Alvarinho com a casta Trajadura. O resultado é um vinho com excelente equilíbrio e complexidade. Apresenta uma cor amarela citrina, aroma elegante e mineral e delicado paladar.

É ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou de carnes de aves.

Deve ser bebido entre 8-9ºC.

 

ESPUMANTE BRUTO ALVARINHO DONA PATERNA 2022 

Este espumante revela-se elegante e refinado. Resulta de uma seleção criteriosa das uvas, com uma concentração em açúcar reduzida e de acidez fresca.

De cor amarelo citrino, bolha fina e persistente, o aroma mostra a fruta da casta Alvarinho com sabor persistente e complexo.

Ideal para celebrações e brindes, este espumante é um complemento perfeito para momentos especiais, sendo excelente para acompanhar uma grande diversidade de pratos.

Deve ser bebido entre 6-8ºC.

 

O concurso foi organizado pela ASER Consulting & Management e pela VINARIUM Association (Wine Institute), em parceria com a ADAR (Associação de Provadores Autorizados da Roménia) e a FIJEV (Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Bebidas Espirituosas), sob o patrocínio da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) e da VINOFED (Federação Mundial dos Principais Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas).

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest

Mais
artigos

Shopping Cart