Alvarinho Reserva 2022 conquista terceira medalha de ouro

O prestigiado Alvarinho Reserva Dona Paterna 2022 continua a colecionar galardões: conquistou a sua terceira medalha de ouro. No mercado desde dezembro passado, este vinho, produzido a partir das vinhas mais antigas da marca Dona Paterna, em Melgaço, plantadas em 1974, foi agora distinguido na edição de 2024 do Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na categoria “Grandes Vinhos Jovens”. Neste concurso, uma prova cega que contou com a participação de 242 amostras, também o Espumante bruto 100% alvarinho 2022 foi galardoado, com medalha de prata.

Com um processo de produção que combina o respeito pelas práticas tradicionais com técnicas inovadoras, sob orientação e avaliação do enólogo Fernando Moura, este vinho, que fermentou e estagiou durante dez meses em casco de carvalho francês, seguindo-se um estágio em garrafa de cinco meses em cave, tinha já em abril recebido medalhas de ouro no concurso Frankfurt International Trophy 2024 e no concurso internacional de Vinhos Bacchus 2024 (neste último concurso também o Alvarinho Dona Paterna 2022 foi distinguido com ouro).

O novo reconhecimento, solidifica ainda mais a posição da marca Dona Paterna como uma referência na produção de vinhos verdes de excelência. «Um vinho com caráter, que traduz e representa o melhor das nossas vinhas de alvarinho.», considera o produtor Carlos Codesso, orgulhoso dos prémios que este néctar tem recebido. «É uma enorme satisfação ver o nosso trabalho ser reconhecido. Estes prémios são a validação do nosso esforço em produzir vinhos de qualidade e que representam a excelência da sub-região de Monção e Melgaço.», atenta.

 

ALVARINHO RESERVA DONA PATERNA 2022

Com número limitado a 1998 garrafas, todas elas numeradas, esta referência, 100% alvarinho, é o resultado da aposta contínua da marca em novas técnicas, em simbiose com técnicas tradicionais. «O Alvarinho Reserva Dona Paterna traduz e representa o melhor das nossas vinhas de alvarinho.», refere Carlos Codesso.

Complexo, elegante e intenso, o Alvarinho Reserva Dona Paterna 2022 é ideal para acompanhar saladas, mariscos, peixes e variadas carnes e recomenda-se que seja consumido a 11 e 12ºC. Apresenta cor amarela citrina, aroma elegante e persistente, com nuances de barrica, mantendo a frescura e a fruta da casta alvarinho.

 

ESPUMANTE 100% ALVARINHO DONA PATERNA 2022

Com um teor de açúcar reduzido e acidez crocante, cor citrina, bolha fina e cordão persistente, o Espumante 100% Alvarinho Dona Paterna 2022 foi elaborado segundo o método clássico.

O seu aroma mostra a fruta da casta alvarinho e algumas nuances de biscoito, com um sabor persistente e complexo. Para a vinificação «as uvas utilizadas foram criteriosamente selecionadas nas vinhas de maior altitude, que produzem uvas com um baixo teor alcoólico em potência e com uma acidez ligeiramente elevada.», refere o produtor.

É ideal como aperitivo, pelas suas características, mas um excelente acompanhamento de uma grande diversidade de pratos. Deve ser bebido entre 6-8ºC.

 

Os vinhos estão à venda em diferentes garrafeiras do país.

 

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest

Mais
artigos

Shopping Cart