Alvarinho medalhado em prova para a celebrar o Dia de Monção & Melgaço

No próximo dia 7 de junho (sexta-feira), convidamos à celebração do Dia de Monção & Melgaço no restaurante Tasquinha da Portela, situado em Paderne (Melgaço). Este ano, a comemoração será marcada pela degustação do vinho alvarinho Dona Paterna 2022, recentemente distinguido com medalhas de ouro no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024 e no VINARIUM International Wine Contest 2024, e medalha de prata no International Wine Challenge 2024 e na última edição do Sommeliers Choice Awards (EUA), em 2023.

Os clientes daquele restaurante melgacense serão brindados com um copo deste alvarinho premiado, produzido na sub-região de Monção & Melgaço, ao almoço e ao jantar.

«A iniciativa pretende ser uma forma de brindar quem visita o território, mas também a população, com o que de melhor este tem, o aclamado vinho alvarinho, acompanhado de uma experiência gastronómica rica e autêntica e a hospitalidade genuína das nossas gentes, tudo isto imerso na deslumbrante natureza da nossa região», destaca o produtor, Carlos Codesso.

O DIA 7 DE JUNHO ASSINALA A CONQUISTA DOS PRODUTORES DA SUB-REGIÃO DE MONÇÃO E MELGAÇO

A 7 de junho de 2017 foi criado o Selo de Garantia Exclusivo para Monção e Melgaço, certificado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Desde então, todos os vinhos que tenham a denominação de Origem Vinho Verde, de uvas colhidas e vinificadas na sub-região de Monção e Melgaço, com menção a tal na rotulagem, e engarrafados por agentes da sub-região, podem usar este selo que certifica a autenticidade e genuinidade dos produtos provenientes de Monção e Melgaço, como forma de garantir que é esta sub-região que está na origem da casta alvarinho com características singulares.

«Monção e Melgaço possuem um terroir único, com condições de microclima e solo que possibilitam a produção de vinhos alvarinho de excelência, reconhecidos mundialmente. Monção e Melgaço são, indiscutivelmente, a origem do alvarinho», afirma Carlos Codesso.

 

O vinho alvarinho Dona Paterna é um clássico.

Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores. Ideal como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes de aves. Deve ser bebido entre 10-11ºC.

 

UM TERROIR ÚNICO NO MUNDO

Graças à exposição atlântica e a um clima caracterizado por elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperatura amena e pequenas amplitudes térmicas, a casta alvarinho atinge neste terroir o máximo das suas potencialidades.

O vinho alvarinho é um vinho nobre. Deve ser cultivado até 200 metros de altitude, tendo assim as condições perfeitas para sua maturação. Por isso a sua raridade e baixa produção. Monção e Melgaço é, não só o berço, mas o solar do Alvarinho.

A sub-região de Monção e Melgaço foi criada em 1908, integrada na Região dos Vinhos Verdes, mas a casta Alvarinho existe em Portugal há mais de 700 anos.

 

O RESTAURANTE TASQUINHA DA PORTELA

Instalado num edifício antigo que data do século XVIII, o restaurante Tasquinha da Portela é uma das referências gastronómicas do concelho de Melgaço. Legado em herança, começou por ser uma casa de petiscos, mas a vontade de ir mais longe levou o casal Filipe Vieira e Ana Luísa Eira Velha a dar um impulso no negócio.

Morada: Melgaço, Portugal, 4960 || Tlf. 968 825 682

 

 

Partilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest

Mais
artigos

Shopping Cart